Cisto ósseo simples

CISTO-OSSEO-SIMPLES-B

Clique nas imagens abaixo para ampliar

CONDROMA-FEMUR

OSTEOCONDROMA-FIBULA-1

CISTO ÓSSEO SIMPLES

O Cisto ósseo simples foi descrito pela primeira vez em 1876 pelo medico Virchow, e vários métodos de tratamento até a presente data.

O Cisto ósseo simples é considerado como um tumor ósseo com característica benigna que é usualmente encontrado em crianças e adolescência. Incide, preferencialmente próximo as articulações dos ombros e quadril em 80% dos casos, porem pode aparecer do meio dos ossos do úmero e fêmur, ou mesmo em outras localizações, tanto em ossos dos membros superiores como mesmo inferiores e ocasionalmente em ossos da coluna vertebral.

Este tumor, cisto ósseo simples, tende a aparecer entre a primeira e segunda década de vida em 80% dos casos, com uma preferencia ao sexo masculino de  2: 1 ou mesmo 3:1 em relação ao sexo feminino.

Normalmente o cisto ósseo simples se apresenta como uma lesão solitária única.

Em alguns casos observa-se que o cisto ósseo simples regride e chega a cicatrização e desaparecimento complete na adolescência, sem que acha interferência de algum tratamento anterior, porem não é o comum.

A causa do surgimento desta lesão, parece estar relacionado com o Sistema venoso, promovendo uma reação inflamatório intraóssea e o cisto ósseo simples se comporta como um grande processo inflamatório, ao invés de um comportamento tumoral típico. Alguns cistos ósseos simples foram examinados cito geneticamente e revelaram distúrbios clonais nos cromossomos 4,6,8,12, e, 21, algumas mutações genicas com translocação p11.2 ; q13., evidenciando componente genético no seu surgimento.

Os sintomas do cisto ósseo simples são muito variados. Pode ser penas um achado radiológico, edema local em braço e perna, dor como sintoma principal, ou mesmo o paciente chegando com uma fratura espontânea, mesmo com trauma mínimo.

As fraturas no cisto ósseo simples ocorrem em 66 % dos casos.

O cisto ósseo simples se apresenta como uma lesão lítica insuflativa que expande as paredes ósseas, deixando muito fina. No interior do cisto ósseo simples, encontramos um liquido amarelado com característica inflamatória. Apresenta uma membrana fina envolvendo a parede interna do cisto ósseo simples.

A localização do cisto ósseo simples, promove o tipo de tratamento a ser considerado pelo profissional. Se ele incide em ossos do membro superior onde a ação da gravidade e o conjunto de forcas a que estes ossos estão sujeitos, prefere- se tratamento mais conservador ; não cirúrgicos, porem se o cisto ósseo simples se localiza  em ossos do membro inferior, a tendência do profissional é de encontrar uma solução cirúrgica mais adequado para este paciente.

Mesmo nos casos de fraturas dos ossos envolvidos situados em membros superiores, o tratamento com redução e gesso, pode ser indicado com frequência.

Quando o profissional opta por uma solução cirúrgicas, os procedimentos mais comuns para o cisto ósseo simples são:

• Punção do cisto ósseo simples de maneira aspirativa e aplicação de corticoide, porem este procedimento geralmente é repetido em varias ocasiões, devido a recidiva local frequente.
  • Punção do cisto ósseo simples de maneira aspirativa e aplicação de sangue aspirado do osso ilíaco.
  • Acesso ao cisto ósseo simples, curetagem da membrana interna desta lesão, com preenchimento de ossos retirado do osso ilíaco, ou mesmo de outros polímeros bio-compatíveis.
  • Quando se opta pelo tratamento com abordagem ao cisto ósseo simples, existe a indicação de tratamento da parede interna deste tumor usando como adjuvância, o calor ou frio (nitrogênio liquido (conhecido como frozen), álcool, fenol, cimento cirúrgico, etc.
  • O uso de material de síntese, tais como hastes intramedulares, são as mais indicadas durante o curso do tratamento, porem depende da preferencia e da experiência do profissional que esta conduzindo o caso.
  • Em decorrência da destruição da parede ósseo pela lesão, dificilmente indica-se o uso de placa e parafusos para estabilizar a lesão em seu tratamento cirúrgico.

A  condução do tratamento do cisto ósseo simples, é uma indicação de cunho  pessoal do medico que se dispõe a tratar o paciente, e depende muito da localização, do fase evolutiva que encontra a doença e principalmente da experiência do médico a que se dispõe a tratar esta doença.

Nossa experiência com o tratamento do cisto ósseo simples vem de encontro com a literatura mundial.

Resumindo :

Tratamento conservador >>>>>> imobilização até resolução o quadro.

Tratamento cirúrgico infiltração >>>>>>> resolução lenta com recidivas frequentes.

Tratamento cirúrgico  >>>> acesso ao tumor >>>adjuvância intra tumor >>>preenchimento da lesão >>>>estabilidade da lesão >>>>> probabilidade de recidiva

remota.

BIBLIOGRAFIA

• Orthopaedics & Traumatology: Surgery & Research 101 (2015) S119–S127
  • C Clinics in Orthopedic Surgery 2014;6:62-71
  • IMAJ • VOL 12 • FEBRUARY 2010
  • Journal of medicina and life vol.5, issue 4 , october-dezember 2012, pp 469-473.
  • Li et al.BMC Musculoskeletal Disorders 2016 17:343

Rua José Naves da Cunha, 51 | Seminário – Curitiba | Paraná