COFIB Pilates

  • Clinica COFIB - Pilates

HISTÓRICO

 

O método desenvolvido por Joseph Pilates, denominado por ele como contrologia, está se tornando mais popular entre as pessoas. Teve sua origem durante a 1³ Guerra Mundial onde, para ajudar os feridos de Guerra, Pilates criou aparelhos com molas, que futuramente foram aperfeiçoados, para recuperá-los rapidamente. Ao término da 1³ Guerra Joseph Pilates voltou à Alemanha, ficando por pouco tempo, indo em busca de novas conquistas nos Estados Unidos onde, em sua viagem de navio conheceu Clara, com quem veio a se casar. Abriram no ano de 1926 o primeiro estúdio de Pilates na cidade de Nova York. Alguns de seus alunos na década de 60 abriram seus próprios estúdios, ajudando na divulgação do método Pilates, que desde então vem crescendo a cada dia devido a seus benefícios já comprovados pelos milhares de praticantes.

 

O MÉTODO PILATES

 

O Pilates é um método que trabalha corpo e mente. Vários músculos do corpo podem ser ativados simultaneamente através de princípios como: CONCENTRAÇÃO, CONTROLE, FLUIDEZ, PRECISÃO, CENTRALIZAÇÃO E RESPIRAÇÃO.

Os exercícios podem ser realizados no solo (Mat) ou em aparelhos especializados como o Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Step Chair.

 

Nosso Estúdio de Pilates na COFIB é completo, oferecendo aparelhos de qualidade elevada, fisioterapeutas com formação no método Pilates e ampla experiência.

De segunda à sexta:
das 8:00 às 11h
das 14:00 às 18:00h
Ligue (41) 3039-6414 ou 3039-6404 e saiba mais!

O Pilates traz uma variedade de benefícios, dentre eles destacaremos:

– Condicionamento físico;

– Fortalecimento da musculatura, melhora da flexibilidade, coordenação e equilíbrio;

– Corrige má postura;

– Promove menor atrito entre as articulações, alívio de dores nas costas e reabilitação de patologias;

– Melhora da capacidade respiratória e qualidade do sono;

– Redução do stress, promovendo bem-estar e relaxamento.

   

INDICAÇÕES:

 

É indicado para todas as idades e em qualquer nível de condicionamento. As restrições aos movimentos corporais e contraindicações estão diretamente ligadas aos quadros patológicos que os indivíduos apresentam, isso principalmente nas fases agudas das patologias, porém nossa equipe realiza avaliação física personalizada antes de iniciar o método e adapta às necessidades individuais do praticante.

 

CONCLUSÃO:

 

Atualmente, estudos científicos têm demonstrado que a realização dos princípios tradicionais propostos por Joseph Pilates colaboram para maior ativação muscular.

Quando o Método é executado corretamente possui vários elementos que trabalham juntos para criar um exercício eficiente e seguro.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” – Joseph Pilates

 

Fisioterapeuta Michele Frederick – CREFITO 162300
CAMARÃO, T. Pilates no Brasil. Editora Alegro, 2004.
PERINI, Solaine. História do método Pilates, 2011. Disponível em http://abmp.org.br/ Acesso em: 16/03/2020

Rua José Naves da Cunha, 51 | Seminário – Curitiba | Paraná
(41) 3039 6414 / (41) 3039 6404