Os tratamentos curativos através da água são tão antigos quanto a historia da humanidade. Por um tempo ficou estagnada e voltou a ser reconhecida na época do renascimento por médicos europeus. Os primeiros estudos com base fisiológica foram sendo validados criando-se a escola da hidroterapia.
Hoje incorporada a área da Fisioterapia ganha espaço devido ao reconhecimento médico dos seus benefícios nos programas de reabilitação.
Na clinica COFIB utilizamos esse método de tratamento com a piscina aquecida para que haja um relaxamento do músculo e aumento de flexibilidade sem risco de lesões.
A melhora dos sintomas são sentidos nas primeiras sessões além do ambiente ser agradável e proporcionar melhor funcionalidade à musculatura lesionada.
Métodos:
Cinesio-hidroterapia: exercicios físicos dentro do ambiente aquático;
Estabilização Aquática: exercícios que proporcionam melhora na postura e fortalecimento da coluna vertebral
Hidropilates: é o Método Pilates aplicado na água, o qual ensina como mover o corpo de maneira integrada. Os movimentos são realizados com fluidez e elegância unidos a respiração correta. A estabilização e o equilíbrio são pontos fundamentais da técnica
Terapia manual aquática: A terapia manual é um conjunto de técnicas de mobilização, que visa o reparo e cura do organismo, na água proporciona uma melhor mobilização e relaxamento muscular.
Indicações
É indicada para diversos tratamentos:
Exercícios para Idosos: diminuição da frequência cardíaca, aumento do desempenho cardiopulmonar, fortalecimento e aumento da capacidade elástica dos músculos, aumento da amplitude articular, diminuição e/ou eliminação das tensões mentais. Exercícios regulares podem auxiliar os idosos na ampliação de sua qualidade de vida e reduzir a taxa de declínio do seu estado funcional. A hidroterapia é uma prática segura para programas aeróbicos, além de ser importante para o tratamento de patologias associadas ao envelhecimento tal com Parkinson, osteoporose e artrose.
Gestantes: o alívio das dores da coluna, melhora da estética corporal e a condição cardiorrespiratória, além do aumento da flexibilidade.
Disfunções ortopédicas: Os exercícios aquáticos ajudam no fortalecimento da musculatura geral, melhorando a postura corporal. A imersão isolada destes músculos na água aquecida diminui a dor e tem suporte externo da pressão hidrostática
Reumáticas: Com a água aquecida há uma diminuição da dor e do espasmo muscular; a flutuação facilita a influência da ação da gravidade, a qual aumenta a espasticidade, com isso alivia-se o estresse das articulações, diminuindo o peso corporal facilitando o exercício.
Neurológicas: As propriedades físicas da água e sua relação com o corpo oferecem maior possibilidade de mobilidade, afastando-o momentaneamente da utilização de próteses, bengalas, cadeira de roda, etc. Contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor do indivíduo.
Entre outros: entre em contato para avaliarmos suas condições
Contra Indicações
Absolutas
– Fistulas cutâneas
– Feridas infectadas
– Coronáriopatias não tratadas
– Otite
– Febre
– Infecção urinaria
– Tuberculose
– Incontinência Urinária não tratada
Médica Responsável:
Dra. Rosana Gutierrez Soares